A Coppe/UFRJ teve onze de seus professores relacionados entre os cientistas mais citados do mundo, incluindo o diretor da instituição, professor Romildo Toledo, e o ex-diretor, professor Edson Watanabe. O ranking foi elaborado pelo professor de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Stanford, John Ioannides, em colaboração com Kevin Boyack, da SciTech Strategies, e Jeroen Bass, da Elsevier, e publicado em dia 16 de outubro na plataforma PLOS Biology.
O ranking traz o top 2% de cientistas mais citados em 22 campos do conhecimento científico e 176 subáreas. O objetivo de Ioannides e seus colegas foi criar uma nova forma de ranquear cientistas evitando autocitação e citation farms (quando o pesquisador é citado por seus colaboradores e coautores). As informações necessárias para o ranqueamento foram coletadas na plataforma Scopus, no dia 6 de maio, e atualizadas até o ano de citação 2019.
Confira o artigo publicado, com o ranking completo, liderado pelo professor Michael Grätzel, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíca), no site da PLOS Biology.